Você já calibrou seus pneus hoje?

Quem nunca viu um brasileiro quando está se preparando para viajar dizer: “Tenho que calibrar o pneu”?

É um hábito comum, e até bom. Só que nem sempre o pneu é calibrado com o valor correto. Aliás, você sabe qual é a calibragem correta do seu carro? Para ele vazio ou cheio?

Esse é um problema da maioria dos brasileiros, não se preocupam com a manutenção do carro. Acham que é só por um combustível que não seja ruim, lavar o carro aos fins de semana e pronto. O carro nunca precisará de manutenção…

A calibragem do pneu é um ato muito simples e de grande importância, vejam os benefícios:
– Diminui o consumo de combustível
– Diminui a poluição emitida pelo seu carro – o planeta agradece
– Aumenta a vida útil do pneu
– Maior segurança e estabilidade ao dirigir
Está bom ou você acha pouco?

Então, não se esqueça de calibrar o seu pneu, periodicamente. Você deve calibrar a cada 15 dias, e lembre-se: existem dois valores, para cada carro, com a carga leve e carga pesada. Por isso que quando você for viajar, mesmo que tenha calibrado o pneu há alguns dias, deve fazê-lo novamente, pois a pressão muda de acordo com a carga do carro.

Outro detalhe é que na maioria dos carros, a pressão dos pneus da frente é diferente dos pneus traseiros.

E uma coisa muito importante que poucas pessoas sabem:
A calibragem deve ser feita com os pneus frios, você não pode ter rodado mais do que 2km com o carro, senão os valores estarão alterados.
Por isso, verifique o manual do seu carro, e mantenha seus pneus calibrados, cuide de seu carro, e ele não te deixará na mão!

Fonte: Webmotors